Assessoria: ter ou não ter? Eis a questão.
- Magic
- 25 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Algumas coisas nunca mudam, não é mesmo?
Outras mudam e para melhor, mas junto com essas mudanças, vem mais trabalho e responsabilidade.
Antigamente casar era muito simples é só perguntar para os nossos pais como foi o casamento deles. Certamente sua mãe conseguirá descrever em poucos detalhes eo casamento inteiro. Isso porque casava-se em casa ou no único salão da cidade. Havia um florista, a costureira da família, a recepção era feita em casa e o bolo feito pela mãe. A mãe - papel principal deste casamento - decidia tudo pela noiva, já que esta, muito nova, não entendia das coisas. Tudo muito fácil!
Com o passar do tempo, as coisas foram tomando uma dimensão maior. Mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens no casamento, tendências a seguir, gostos particulares, vontades. As próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e passaram a sonhar com um casamento único.
Foi então que surgiu - e ganhou fama - a assessoria de casamento. Um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade e, de quebra, exercer o papel de psicólogo(a) da noiva. Um trabalho que pode parecer fácil à primeira vista, mas que requer muita dedicação e responsabilidade.
"Acho que não preciso! Posso fazer tudo sozinha ou ter uma ajudinha"
Se você tem uma irmã ou amiga muito prendada, apaixonada por casamentos, que pesquisa tudo sobre o assunto e está sempre antenada, é claro que ela poderá ser sua companheira nas visitas aos fornecedores, sua confidente durante a fase dos preparativos. Mas, e no dia do casamento? Ela será como uma convidada qualquer, curtindo o momento e a festa. Diante de imprevistos, é preciso ter profissionais que saibam como resolver as questões. Quando falamos em eventos, estamos sujeitos a qualquer tipo de acontecimento. Nada melhor que ter uma "fada madrinha" à disposição dos noivos, tomando conta de tudo, não é mesmo?
Como saber qual é a certa?
Como esse trabalho é muito interpessoal, a afinidade conta muito na hora da contratação. A noiva realmente precisa sentir confiança e gostar da assessora. Entretanto, alguns itens também podem te ajudar na hora da escolha.
Para saber se a assessoria tem profissionalismo, o mais indicado é pesquisar referências e opiniões (em sites, com ex-clientes, com amigas, com profissionais do meio). Desconfie de assessorias que combram valores muito baixos. Além de ter que se sustentar, o profissional ainda precisa pagar pelos assistentes que estarão presentes no dia, então valores muito abaixo é de se estranhar.
O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento. O orçamento está apertado? Nesses casos, normalmente, as pessoas optam por contratar uma assessoria somente para o dia (ou para o último mês e o dia). Entretanto, uma boa assessora contratada desde o princípio pode ser de grande importância justamente na gestão de um orçamento limitado, aconselhando bons fornecedores com preços melhores e indicando no que realmente vale a pena investir.
Algumas características importantes do perfil de uma boa assessora:
– Gostar de gente; – Ser paciente e firme ao mesmo tempo; – Ter responsabilidade; – Ter jogo de cintura; – Ser organizado(a).
Eu também quero!
Acontece muito das noivas após seu casamento, se empolgarem com o assunto e quererem trabalhar como assessora de casamento. Porém, é muito importante pensar sempre o seguinte:
Organizar o próprio casamento é uma delícia! São meses pesquisando coisas lindas, a realização de um sonho, a noiva é paparicada por todos… quem não gosta? Organizar o casamento de terceiros é um pouco (bem) diferente. O papel da assessora é ajudar a tornar realidade o sonho de determinada noiva dentro de suas possibilidades – o que é diferente de organizar um casamento como você gostaria que fosse o seu para outra pessoa. O trabalho da assessoria é a gestão do evento como um todo – o que não começa no dia do casamento.
Então vale a pena pensar nesses itens antes de se jogar na carreira e claro estudar, buscar cursos e se aperfeiçoar sempre são itens fundamentais para uma carreira de sucesso!

Fonte: Constance Zahn
Comments